1- Entrega atrasada de imóveis gera indenização?

2- imóvel usado saiba o que é preciso para efetuar uma compra segura!

Efetuamos todo levantamento do imóvel,  acompanhamento na sua análise de contrato de compra e venda, escrituração, documentação  e certidões necessárias para concretização da compra ou venda de forma  clara e segura.

 

Antes de comprar um imóvel usado é fundamental que você faça uma vistoria detalhada no local. Avalie tudo, desde o piso, as torneiras e até rachaduras.

Vale a pena visitar o local com um profissional para conferir a parte elétrica, hidráulica e estrutura geral, podendo contratar um engenheiro ou um arquiteto, por exemplo.

Caso encontre algum problema, você pode utilizá-lo como forma de argumentação para conseguir descontos na negociação do valor do imóvel.

 

O comprador também deve ter atenção com os documentos da habitação e não deve deixar de pedir a Certidão de Registro de Imóveis, que pode ser solicitada em um cartório da região.

Nela é possível identificar se quem está vendendo a residência é mesmo o proprietário oficial e assim evitar possíveis golpes.

 

 

Outros documentos importantes são a Certidão de Distribuidor Trabalhista, Certidão Negativa da Justiça Federal e Certidão de Distribuidor Cível, que servem para confirmar que o proprietário não tem nenhum processo ou dívidas que possam levar à penhora do imóvel.

Busque também a certidão de IPTU, pois a dívida segue o imóvel e se você comprar um imóvel com uma grande dívida deste imposto, o Estado vai cobrar você, não o antigo proprietário.

3- Como comprar imóveis na planta sem riscos?

A compra de um imóvel na planta pode agregar o benefício da valorização do imóvel ao longo dos anos à facilidade de sua aquisição. Além de ser mais barato é comum este tipo de empreendimento ter parcelas menores ou contar com um financiamento por maior tempo, afinal, o investimento em um imóvel já pronto tende a ser muito maior.

Quem compra um imóvel na planta tem um temor bem comum no que se refere à conclusão da obra. Muitos são os casos de pessoas que tiveram seus sonhos adiados por esse motivo. Sendo assim, é essencial avaliar a construtora responsável pelo empreendimento.

Depois de tomar a decisão de comprar um imóvel na planta, a visita ao stand é marcada com o corretor de imóveis.

O stand de vendas é criado pela construtora com uma atmosfera favorável para a concretização da venda e conta normalmente com apartamentos decorados, maquetes e diversas perspectivas ilustradas do imóvel para impressionar os interessados.

Para quem não tem pressa de se mudar, o tempo até a entrega das chaves pode ser bem aproveitado para fazer um bom planejamento. Assim, quando ocorrer a mudança, tudo já estará organizado.

4- O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

 

Muitos brasileiros desejam comprar a tão sonhada casa própria, o que os leva, muitas vezes, a adquirir imóveis nos contratos de empreitada (ou na planta). Apesar de ser vantajoso do ponto de vista econômico, não é raro conhecer situações em que os prazos para conclusão da obra e/ou entrega do imóvel foram descumpridos.

É importante salientar que esses atrasos simbolizam uma quebra das obrigações estabelecidas no contrato entre comprador/contratado. Quando a culpa da empresa contratada é caracterizada, conclui-se que ela deve ser responsabilizada juridicamente por meio do pagamento de indenização por lucros cessantes em favor do comprador.

Lucros cessantes  podem ser caracterizados quando uma pessoa deixa de obter lucros por causa da outra parte.

Em alguns casos, quando há previsão de atraso na entrega dos imóveis, as empreiteiras tentam efetivar um acordo extrajudicial com os contratantes.

Caso isso ocorra, o recomendado é procurar orientações de um especialista para saber se esse acordo é ou não vantajoso.

Não seja vítima de práticas abusivas nas relações de consumo

As práticas abusivas nas relações de consumo estão dispostas no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Conforme o texto legal, são práticas abusivas: a venda casada; a recusa ao atendimento e o envio ou entrega de qualquer produto ou serviço não autorizado.

No mais, considera-se prática abusiva o ato de aproveitar da fraqueza ou ignorância do consumidor para impor seus produtos ou serviços; exigir do consumidor vantagem excessiva; realizar serviços sem prévio orçamento e/ou autorização do consumidor; repassar informação pejorativa contra o consumidor; vender produto ou serviço em desacordo com a lei; não estipular prazo para o cumprimento da obrigação; recusar atendimento e elevar o preço de produtos ou serviços sem motivo prévio.

Também são classificados como abusivo: o ato de não estipular prazo para o cumprimento de obrigação; aplicar reajuste diferente do legal ou estabelecido em contrato; bem como permitir a entrada de um número maior de consumidores que o fixado pela autoridade.

Uma vez constatada, conforme previsto no art. 56 do CDC, o fornecedor poderá sofrer a pena de multa até sanções mais graves, como cassação do registro do produto junto ao órgão competente.

Atuamos efetivamente em Pedidos de Desbloqueios e bloqueios judiciais: de imóveis; de matrículas, de  bens criminais.

  Copyright 2018 © DMJ Advogados 

 

      

WeCreativez WhatsApp Support
Você será redirecionado ao WhatsApp!
👋 Ei, como posso ajudar?